
Perigo: Afaste-se!!!
Quando você vê uma placa de “Perigo” certamente você se afasta. Essas placas existem para nos proteger de algo que seja nocivo à saúde ou até mortal. Por isso, é bom e prudente manter-se afastados desses locais. O texto de Marcos 9.43-50 pode ser comparado a uma placa de “perigo: afaste-se”, mas o perigo que Jesus fala é o pecado.
Na Bíblia pecado é tudo que nos afasta de Deus e do seu amor e Jesus diz que é melhor arrancar a mão, o pé ou o olho que te faz pecar, do que ir parar no inferno. Evidente que ele não está sendo literal em suas palavras. Ninguém precisa arrancar uma parte do seu corpo para ir para o céu. O que Cristo ensina é que precisamos nos afastar de tudo que nos leva para longe de Deus.
Vivemos num mundo que nos oferece de tudo, mas nem tudo é bom. Temos drogas, vícios e muitas coisas que despertam o que há de pior em nós, como ambições, invejas, egoísmos, violências, etc. Todas essas coisas precisam ser “arrancadas” da nossa vida imediatamente. Precisamos nos manter afastados delas, pois representam perigo, não somente por nos afastar de Deus, mas de nos tornar insensíveis uns aos outros, sem esperança, sem fé e sem amor.
Cada mandamento de Deus em sua palavra é uma placa de “Perigo: afaste-se”. Placas que nem sempre obedecemos. Por isso Deus enviou Jesus ao mundo, para nos perdoar e nos ensinar, que diante de tudo que representa perigo, é sempre melhor manter distância. Amém.
Capelania São Mateus