
O Senhor fez grande coisas por nós
Depois de muitas mortes, medos e preocupações, a pandemia parece que está se enfraquecendo e caminhando para o seu fim. Ainda não estamos livres dela, por isso, todo os cuidados ainda se fazem necessários, mas já é um bom sinal, onde já podemos agradecer a Deus e renovar nossas esperanças. Porém, seus impactos em nossas vidas ainda vão permanecer por muito tempo.
Toda tragédia deixa suas marcas. O povo de Israel, por exemplo, enfrentou muitas situações difíceis que marcaram sua história para sempre, como o exílio babilônico. Por volta do ano 580aC o povo de Israel foi levado como escravos para a Babilônia a mando do rei Nabucodonosor. Aqueles que formam levados jamais retornariam para Jerusalém. Somente seus filhos e netos tiveram a oportunidade de voltar, e quando chegaram, encontraram uma terra arrasada.
A cidade, o templo, as plantações… tudo estava destruído. Era preciso começar do zero. Mesmo assim, mesmo diante de todo o trabalho e dificuldades que iriam enfrentar na reconstrução, o povo ergue as mãos aos céus e diz: “o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” O motivo da sua alegria está na oportunidade de estarem livres e vivos para seguir em frente e reconstruir sua cidade, seu lar e o seu templo. Era tempo de recomeçar.
Talvez, este também se o tempo que nós estejamos experimentando agora. Ainda há muitos desafios no caminho, mas só pelo fato de estarmos aqui, livres e vivos, podendo renovar nossas esperanças em Deus, já é motivo suficiente para dizermos como o povo de Israel no Salmo 126.3: “De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” Pense nisso. Amém.
Capelania São Mateus