
Exceção e Oportunidade
“Toda a regra tem a sua exceção”. Essa conhecida frase traz uma grande verdade, pois há situações que exigem que sejamos mais compreensivos diante do problema enfrentado, não podendo levar as “regras ao pé da letra”. Por outro lado, é preciso entender que a exceção não é uma nova regra, mas uma oportunidade.
Esse é o sentido do que Jesus fala em Marcos 10.1-9. Ao ser perguntado sobre o divórcio, que foi permitido por Moisés, Jesus afirma que isso aconteceu por causa da dureza do coração e não porque Deus aprova. Em outras palavras, é a exceção da regra e não uma nova regra, dada para resolver um problema específico, em um momento específico.
Quando olhamos para os 10 Mandamentos de Deus podemos ver qual é a sua vontade para nossa vida tanto em relação a Ele como para com o nosso semelhante. E a regra de Deus é clara: quem não a cumpre comete pecado. A própria bíblia afirma que a consequência do pecado é a morte física e espiritual (Romanos 6.23).
Mas como toda regra tem sua exceção, por causa da dureza do nosso coração Deus enviou Jesus para dar sua vida na cruz, pagando o preço exigido por todos os nossos pecados. Assim, ao invés de receber a morte, Deus nos dá uma nova vida (que tem valor e sentido) por meio da fé em Jesus. Não perca essa oportunidade, até porque, ela é a exceção e não a regra. Pense nisso. Amém.
Capelania São Mateus