WhatsApp Image 2020-05-28 at 21.45.15

Neste momento de isolamento, fui gentilmente convidada pela colega Taiana, professora do 1º ano da Escola São Mateus, para participar da aula virtual pela plataforma Zoom. O convite aconteceu porque ela havia feito um trabalho usando caixas e pediu que eu cantasse a música “Nossas caixas” para os alunos. Também sou professora na Escola São Mateus e tenho trabalhado de forma virtual com meus alunos. A diferença é que trabalho com alunos do Ensino Médio e fiquei curiosa em saber como fluiria uma aula virtual com crianças em processo de alfabetização. Qual não foi minha surpresa! Presenciei um momento único de vida, amor e aprendizagem.

A aula me remeteu imediatamente a uma aula presencial, pois muitas vezes visitei as turmas da Educação Infantil e Séries Iniciais para contar histórias e cantar. O mesmo entusiasmo dos pequenos, a vontade de contar sobre as novidades de sua vida para a professora, os olhinhos brilhando por poder aprender e vivenciar coisas novas e o carinho da professora, que na forma virtual ou presencial, é lindo de se ver, estavam presentes naquela aula. Apresentaram suas caixas com objetos que iniciavam com a letra que estavam trabalhando. Prepararam-se com carinho e dedicação para aquele momento, certamente com a ajuda e olhar atento dos pais. Quando cantei a música, escutaram, dançaram, bateram palmas. Experiência única!

O final da aula foi ainda mais significativo. A profe Taia mostrava uma palavra e eles tinham que ler. E liam, juntavam as letrinhas, concentrados, felizes por aprender em tempos tão diferentes. Foi mais do que uma experiência linda para mim. Foi a confirmação de que a educação não tem barreiras. Ela acontece quando há boa vontade, carinho e dedicação. E confirmei aquilo que já desconfiava desde o início do isolamento: basta querer para transformar os momentos difíceis em belas descobertas e os desafios em conquistas. Obrigada pela oportunidade, profe Taia! Parabéns pelo belo trabalho!

Professora Nana Bernardes