04 - Vencedores

Vencedores!!!

Romanos 8.31-39

            O que é ser um vencedor? Certamente essa é uma pergunta muito vaga, pois cada um pode ter uma ideia diferente do que é ser um vencedor. Para um atleta, um empresário, um desempregado, por exemplo, a vitória são conquistas bem diferentes, mas que nem por isso deixam de ser valiosas. Vencer é alcançar objetivos, se superar. Neste momento difícil que enfrentamos, essa palavra “vencer”, pode ter muitos significados e ser muito significativa.

               Há alguns anos ouvi algo que me fez entender a palavra “vencer” com um sentido muito especial. Uma jovem senhora, professora de escola dominical, havia falecido em decorrência de um câncer. Ela havia feito um lindo trabalho em sua igreja para ajudar crianças hospitalizadas. Ao ser apresentado o resultado de seu trabalho em um congresso, foi dito: “como todos sabem, essa professora recentemente venceu um câncer; venceu, pois para quem está em Cristo, não há derrota.”

        Essas palavras tocaram fundo da alma de todos que estavam presentes e ainda ecoam em meu coração, principalmente nos momentos difíceis. Não há derrota para quem está em Cristo. Costumamos entender vitória só quando as coisas saem como nós queremos, mas é muito mais do que isso, vitória é quando as coisas saem do jeito que Deus quer, e o que Ele quer é que confiemos nele em toda e qualquer situação e no seu amor revelado em Jesus. É essa confiança e fé que nos animam a seguir em frente, sem desanimar e nem desesperar.

          Em Romanos 8.31-39, quando os cristãos de Roma estavam sendo perseguidos e mortos por Nero, o apóstolo Paulo mostra que Deus sempre está ao lado dos seus filhos, principalmente nas piores situações. Cristo é a prova disso. Ele deu sua vida na cruz para garantir a vitória sobre o pecado e a morte e dar um lar eterno para todos que nele creem. Por isso Paulo afirma que “somos mais que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8.37).

         Essa vitória que Paulo se refere, foi a mesma que a professora experimentou ao “vencer seu câncer” e descansar nos braços do Senhor, e é a mesma que hoje nós temos em Cristo e que nos dá forças para enfrentar a dor, o luto, a doença e todas as dificuldades da vida. Em Cristo, todos somos vencedores, ou melhor, somos mais que vencedores.

        Confie em Jesus e seja sempre um vencedor, quer na vida ou depois dela. Amém.

Capelania São Mateus