Tolerância zero


tolerancia_zero_vermelho

A intolerância tem sido uma das marcas de nossos dias. Muitas guerras, crimes, violência tem sua origem na intolerância. Por outro lado, tolerância é uma das marcas do cristianismo. Está aberto a pessoas de toda raça, língua, nação e gênero – aceita a todas.

Contudo, quando a questão é o meio das pessoas serem aceitas por Deus, o cristianismo tem “tolerância zero”. Para exemplificar a razão desta “intolerância”, vou tentar ilustrar com a seguinte situação: Alguém, fraco e doente, está perdido numa selva cheia de animais perigosos. A chance de sobreviver é mínima. Mas surpreendentemente desce de paraquedas um resgatador no local e se oferece para ajudar. Entretanto, este, primeiro precisa conseguir sair da selva vivo, evitando as armadilhas da areia movediça, as cobras e aranhas venenosas. Depois tem que voltar com mais que um mapa mostrando o caminho para fora; pois o perdido não tem força para segui-lo. Ele volta com um helicóptero. Certamente você pensa que o perdido, ao ver o helicóptero pousar, correria ansioso para sair da selva e voltar para casa. Entretanto, falando espiritualmente, ele não correria. Ao invés disto, ficaria plantado no lugar onde está incapaz e relutante em subir (Efésios 2:1). Se for para sair da selva, o resgatador teria que carregá-lo para dentro do helicóptero. A Palavra nos mostra que a nossa situação é semelhante. Por conta própria estamos longe de Deus e perdidos; mas Jesus, não somente conquistou nossa salvação sem ajuda e nos dá ela livremente, mas também dá o Espírito Santo que nos faz crer nesta verdade. Do começo até o fim, Deus é a causa da nossa salvação.

Por isto, quando a questão é salvação, Cristo fecha todas as portas e abre somente uma, Ele diz: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (João 10). O único caminho até o Pai é Jesus. Isto não quer dizer que cristãos vão agredir quem pensa e acredita diferente. Apenas não negociam esta crença fundamental: “Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus a fim de sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo” (Gálatas 2).

Na verdade, tolerância zero na questão da salvação pela fé em Cristo, se mostra na tolerância e no amor por todas as pessoas, assim como ensina o exemplo de Cristo.

Joelson R. Drehmer

(Pastor da IELB)

e-mail: joelsonrd@yahoo.com.br