30 - Suportar

Suportar!!!

 

Eu não suporto mais… a quarentena… meu vizinho… meu trabalho… aula online… minha vida…

      Existem situações em que os problemas vão se acumulando a ponto de não suportamos mais. Problemas e situações que, geralmente, não temos como resolver. Você pode não suportar seu trabalho, mas sabe que precisa trabalhar. Pode não suportar mais a quarentena, aulas online, seu vizinho chato, mas não há o que fazer. É preciso suportar… suportar até que chegamos ao limite e nos sentimos fragilizados, esgotados, sem forças para suportar a vida.

       O “Setembro Amarelo” é o mês de combate e prevenção ao suicídio. Amarelo de alerta de que algo precisa ser feito para evitar que aqueles, que pelos mais diversos motivos, não estão mais suportando. Só no Brasil, 12 mil pessoas cometem suicídio por ano, e em 2020, com tantas mudanças inesperadas, o medo da doença, crise econômica, isolamento, aumentam e intensificam as doenças emocionais, o que certamente vai elevar muito essa triste estatística.

      O que fazer? Talvez o conselho de Paulo em Efésios 4.2 nos ajude, onde diz: “Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor.” Quando Paulo fala em suportar, é no sentido de dar suporte nos momentos difíceis que o outro está enfrentando. Para isso é preciso amor, paciência, educação e humildade, para se colocar no lugar do outro, entender seus sentimentos, e ser o suporte que ele precisa.

      Quando perceber que alguém está passando por um momento difícil, seja suporte, incentive e aconselhe que busque ajuda qualificada. Ouça sem julgar, ofereça o ombro para que se possa chorar e ore – ore pela pessoa e com a pessoa. Leve suas dores a Deus que ele sempre entende e vem em ajuda dos seus filhos. Deus já nos provou isso através de Jesus. Que Deus seja o nosso suporte, para sermos suporte uns dos outros. Amém.

Capelania São Mateus