12 - Sofrimentos e Coragem Jo 16.33

Sofrimento e Coragem – Jo 16.31-33

 

“Nada é tão ruim que não possa piorar”. Esse dito popular traz consigo uma grande e dura realidade. Por mais que, muitas situações, nos pareçam desfavoráveis, sempre há como ficar pior. Quanto temos a sensação de que já estamos “no fundo do poço” podemos perceber que talvez, esse poço seja mais fundo do que imaginamos.

Um pouco antes de ser preso, Jesus conversava com seus discípulos explicando a eles tudo que haveria de acontecer: sua morte e ressurreição (Jo 16.31-33). Se essa situação já não fosse ruim o suficiente, Jesus ainda diz: “Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho”. A perseguição imposta pelas autoridades iria fazer o que estava ruim, ficar pior.

Mas as palavras de Jesus não eram para deixá-los em pânico, muito pelo contrário. Eram palavras de paz em meio a uma situação difícil e que iria piorar, onde Jesus diz: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” Com sua morte e ressurreição, Jesus mostrou para seus discípulos que todo sofrimento e situações desfavoráveis, por maiores que sejam e mesmo que piorem, são passageiras. Tudo tem seu início, meio e fim.

Os discípulos entenderam. Suportaram grandes aflições e permaneceram firmes na fé até o fim. Se hoje enfrentamos tempos difíceis, que nos lembremos das palavras de Jesus em Jo 16.31-33, na certeza de que neste mundo passaremos por todo tipo de aflições e podemos ter a coragem de enfrenta-las, na certeza que Jesus já venceu o pior em nosso lugar, venceu a morte, o pecado e mal, para nos dar sua paz e a certeza de que, um dia, tudo passará. Ele já venceu o mundo, por você! Amém.

 

Capelania São Mateus