19 - Sejam fortes - Dia dos Pais

Sejam Fortes!

“Homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis geram homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes.”

Este antigo provérbio oriental, viralizado nas redes sociais, está sendo usado para falar da nossa atual realidade frente a chamada “Geração Z”. Isso porque os “Zs” são vistos por muitos autores como uma das gerações mais emocionalmente sensíveis dos últimos tempos. Jovens que cada vez mais tem problemas emocionais, que se abalam facilmente e não conseguem lidar com as frustrações normais da vida.

Hoje vivemos tempos muito mais fáceis do que no passado. Temos acesso a tecnologias e confortos nem imaginadas pelos nossos avós. Porém, na contrariando a lógica, os relacionamentos familiares estão cada vez mais difíceis. Os pais estão tendo muitas dificuldades em lidar com seus filhos supersensíveis, que ao menor sinal de repreensão, podem ficar ofendidos e depressivos.

Se devido a modernidade vivemos tempos fáceis, nos relacionamentos familiares vivemos tempos difíceis. Nessa semana em que celebramos o Dia dos Pais, são oportunas as palavras do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 16.13-14, que dizem: Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor.

Os pais hoje precisam ser fortes, mas não fortes na brutalidade e insensibilidade, pelo contrário, o conselho de Paulo é que sejam fortes na fé e no agir com amor. A fé que mostra o caminho certo conforme a vontade de Deus em sua palavra, e o amor, que dá a sensibilidade de se colocar no lugar do outro, entender seus sentimentos e agir para o seu bem.

Que o bom Deus abençoe todas as famílias, em especial aos pais pelo seu dia. Abençoados por Deus, sejam sempre fortes na fé e no amor em Cristo Jesus, pois somente com a força da fé e do amor podemos superar os tempos difíceis, sejam eles dentro ou fora do lar.

Feliz Dia dos Pais, na graça e paz de Cristo. Amém.

Capelania São Mateus