11 - Segurança de Dados

Segurança de Dados

 

            Toda a tecnologia que temos veio para facilitar a nossa vida. Mensagens, pesquisas, enviar documentos, pagar contas, fazer compras, assistir um vídeo ou filme… tudo pode ser feito com poucos “toques” na tela do celular. Por outro lado, nossos dados também estão disponíveis para muitas empresas que sabem o que pesquisamos, sites que acessamos, compras e pagamentos que fazemos, sabem até por onde andamos por meio do gps para fins de marketing digital. Assim, os anúncios que recebemos podem ser mais “relevantes”.

            Não é por acaso que uma das coisas que se fala muito atualmente é sobre a segurança de dados, tão valiosos e disputados no mercado digital. Ao mesmo tempo que eles podem ser usados de forma, digamos, inofensiva (marketing), também podem ser usados para aplicar golpes e até por falsificadores que clonam cartões e usam nossos dados indevidamente. Por isso, os especialistas sempre dizem que todo cuidado é pouco.

          Porém, você sabia que existe alguém que sabe tudo sobre a sua vida, sabe todos os lugares por onde você andou, conhece seus sentimentos, sofrimentos e dores e até seus pensamentos mais secretos? O Salmo 139.1-5 diz: Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder.”

          Deus conhece tudo sobre cada um de nós. A diferença é ele conhece tudo para sempre estar pronto a nos ajudar em nossas maiores dificuldades. É como a sombra, que na maioria das vezes nem percebemos, mas sempre está ali, bem ao lado. Pode ser assustador saber que Deus conhece tudo da nossa vida – até nossos “dados” mais secretos, mas ao mesmo tempo pode ser muito confortador, pois com Deus, nossos dados sempre estarão bem seguros.

       Confie sempre todos os “dados” da sua vida a Deus e tenha certeza de que ele te guardará, em todos os momentos, por meio de Jesus. Amém.

Capelania São Mateus