memórias escolares

Retrospectiva São Mateus

Estou na São Mateus há 8 anos, ingressei meus estudos na escola no primeiro ano do ensino fundamental, minha primeira professora foi a Diana, ela fazia diversas brincadeiras comigo e com meus colegas na quadra de esportes, que ainda não era coberta e tinha chão de pedra, onde corríamos e caíamos muito.

Os recreios eram curtos para as tantas brincadeiras que tínhamos, brincávamos de pega-pega, polícia e ladrão, amarelinha, etc., o bar da Tia Mara era (e é) sempre lotado, nos dias de verão a turma toda comprava “sacolé”. Lá, disputávamos pelo de cor azul, pois era o mais gostoso para nós.

Nós achávamos o colégio enorme, ele se transformava em muitas coisas dentro da nossa cabeça, era nosso “campo batalha”, o centro de nossas brincadeiras. Assim que o sinal do recreio tocava, a escola deixava de ser escola e se tornava o que queríamos, era nossa “folha em branco”, em que desenhávamos o que nossa imaginação permitia.

Amávamos as excursões da escola, lembro da vez que fomos ao Museu da PUCRS, realizamos todos os experimentos possíveis, ficamos encantados com tudo que tinha lá, a volta no ônibus era cheia de risadas e folia, além de muito aprendizado e experiências adquiridas no passeio.

No quinto ano, nós fomos ao Centro Ambiental, fizemos um curso sobre “Saúde e Bem-estar”, no qual aprendemos sobre diversas doenças e receitas de uma alimentação saudável, foi uma experiência inesquecível e que nos trouxe muito conhecimento.

Quando fomos para o turno da manhã, no sexto ano, nós tivemos que nos adaptar às mudanças no recreio, que ficou muito mais silencioso, pois não tinha mais brincadeiras, nós começamos a passar os intervalos na escadaria do prédio onde ficava nossa sala.

Apesar de tantas mudanças, a escola permanece sendo o lugar onde encontro meus amigos e passo a maior parte do tempo, é de extrema importância se sentir confortável dentro do colégio, pois as nossas melhores lembranças são no tempo de escola, e as oportunidades que temos na vida são graças ao nosso estudo e desempenho.

Aluna Maria Luiza Silveira – 8° ano.

Língua Portuguesa – Professora Fabiane de Mello.