Quem criou o trabalho?


 

Muitos já ouviram ou até usaram a seguinte expressão: “Este está tentando descobrir quem inventou o trabalho!” Ela costuma ser usada quando alguém se desvia do trabalho ou tem preguiça de fazer algo. Outra afirmação comum neste contexto é mais ou menos assim: “Se este descobrir o criador do trabalho vai matá-lo!”

Trabalhar é um fator importante na nossa realização e satisfação pessoal. Contudo, a maioria de nós já teve um dia em que esteve procurando o inventor do trabalho! A Palavra de Deus acaba com esta dúvida: quem criou o trabalho foi Deus. No segundo capítulo de Gênesis está registrado: “Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações”. O objetivo era manter a criação de Deus e dar continuidade ao mundo. Portanto, o trabalho é uma criação de Deus para o bem da humanidade e de toda a criação.

Entretanto, nem sempre as condições do trabalho e das pessoas são as melhores para trabalhar. Por isto, às vezes o trabalho é sentido como algo ruim e agressivo, e não como uma bênção. A explicação para isto está no terceiro capítulo de Gênesis, quando Deus diz a Adão: “Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos […]. Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento”. O pecado humano atingiu também o trabalho. Por causa do pecado, hoje, muitas vezes tem que se trabalhar mesmo em condições adversas; bem como repreender aqueles que não querem trabalhar. Para aliviar o peso do trabalho, o próprio Deus trabalha em nosso favor continuamente.

O desejo de matar o criador do trabalho foi realizado quando o Filho de Deus foi preso, açoitado e pendurado no alto da cruz. Entretanto, na verdade, ali Jesus estava fazendo o trabalho que nenhum outro poderia fazer: pagar os nossos pecados e nos colocar em paz com Deus. Por causa de Jesus podemos trabalhar e viver descansados. Não é mais necessário “matar” o criador do trabalho e de tudo o que existe, pois não somos mais seus inimigos, Ele nos fez seus amigos em Cristo. Que Deus sempre nos dê ânimo para trabalhar e abençoe com bons frutos as obras de nossas mãos!

            Joelson R. Drehmer

(Pastor da IELB)

e-mail: joelsonrd@yahoo.com.br