03 - Quando somos Nada

Quando somos nada…

2 Coríntios 12.7-10

 

            Estamos passando pelo pior momento da pandemia em nosso estado e região. Os hospitais estão lotados e começa a faltar leitos para atender a todos. Não adianta ter dinheiro, não há vagas. Nessas horas vemos que nem mesmo toda riqueza do mundo pode garantir a vida de alguém. No leito de um hospital ou aguardando notícias dos familiares enfermos, percebemos que o ser humano não é tão poderoso como pensa ser.

        Quando não há mais recursos na medicina moderna e a única coisa que resta é esperar, é que então compreendemos o que realmente somos: “nada”. Impotentes diante de uma doença invisível onde, para muitos, a única coisa que resta é tentar inutilmente achar um culpado em quem despejar sua frustração. Mas a verdade é que, diante da doença e da morte, não somos nada, não temos nada e não podemos fazer nada além de buscar a Deus e confiar em sua misericórdia.

             Martinho Lutero, reformador da igreja do Séc. XVI, disse: “Deus cria a partir do nada. Portanto, enquanto um homem não for nada, Deus nada poderá fazer com ele.” Quando compreendemos essa verdade, tão evidente nos dias atuais, é que podemos perceber que é justamente quando não somos nada que Deus se torna tudo em nós – tudo que queremos e tudo que precisamos.

            O Apóstolo Paulo também entendeu isso ao enfrentar uma terrível doença que lhe causava muita dor e aflição. Em 2º Coríntios 12.7-10, ele fala sobre a sua situação, onde conclui dizendo: “Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” Paulo percebeu que era justamente nos momentos em que se sentia um nada que Deus era tudo o que ele tinha e o que mais precisava em sua vida. Deus o fazia forte para continuar com esperança e fé, apesar dos seus muitos sofrimentos.

             Quando você se sentir impotente, sem poder fazer absolutamente nada por você ou por quem você ama, onde o único recurso é orar e esperar a ajuda divina, lembre-se das palavras de Paulo: “quando sou fraco, então, é que sou forte.” Pois é justamente quando somos nada, que temos a força de Deus em nós, onde Ele é tudo o que temos e é tudo que precisamos. Que Deus abençoe, cuide e proteja a todos nós. Amém.

Capelania São Mateus