26 - Quando se passa pelo vale

Quando se passa pelo vale…

 

Quando se faz um passeio por uma estrada na serra, é inegável a beleza da paisagem. A cada curva podemos ver a grandiosidade da criação de Deus, que é linda, mas ao mesmo tempo assustadora. Quando se olha para a paisagem a frente, é a visão do paraíso, mas quando se olha as curvas da estrada, os paredões e precipícios a poucos metros do veículo, pode ser bem apavorante, ainda mais se for à noite, sob neblina ou em dias chuvosos.

Na verdade, isso não acontece somente quando passamos por uma serra, e sim, o tempo todo na vida. Viver é correr riscos. Sempre estamos cercados de muitos perigos, desde doenças – como esse momento que vivemos – até acidentes, desastres ou violência. Mas em meio a tudo isso existe uma paisagem maravilhosa onde encontramos a beleza da vida, que geralmente está naqueles que amamos.

A questão é: para onde se está olhando? Ao olhar somente para os perigos a vida fica escura e nebulosa, tomada de medo e aflição, sem alegria ou esperança principalmente nas horas mais difíceis. Porém, ao olhar para onde está a razão e sentido do viver, veremos um outro cenário, onde há amor, alegria, esperança, força, fé, coragem, pois se vê uma vida bela que vale cada segundo. Você escolhe…

Davi, no maravilhoso Salmo 23, diz: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” Mesmo em meio aos perigos das curvas da vida no vale escuro da morte, Davi não tinha medo, pois preferiu olhar para aquele que o protege e dirige; olhou Deus e sua palavra.

Quando você sentir que a vida parece não valer a pena, olhe para outra direção, pois ali, ao seu lado, tem um Deus que lhe protege e dirige em meio as perigosas curvas do vale da serra da vida. Ele já entregou seu filho à cruz por amor a você, para que assim você possa ver as mais belas paisagens da viagem da vida, junto com aqueles que Ele colocou em seu caminho. Quando você passar pelo vale da escuridão, olhe para o outro lado, olhe para o amor de Deus. Pense nisso. Amém.

Capelania São Mateus