14 - Preparem o Arraial

Preparem o “Arraial”

Tradicionalmente, 24 de junho é o dia de São João Batista, época em que acontecem as festas juninas em todo o país. Claro que este ano, devido a situação que enfrentamos, fica complicado ter a dança das quadrilhas, barraquinhas com comidas típicas, quentão e as músicas caipiras, pois não podemos ter aglomerações. Mais uma vez, não teremos os arraiais.

Por outro lado, podemos aproveitar a oportunidade para pensar sobre a mensagem que João Batista veio nos trazer. Na bíblia, ele é aquele que veio para preparar o caminho do Senhor. O evangelista João disse: “Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz… a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas” (João 1.6-9).

A mensagem de João era bem clara: “Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês” (Lucas 3.3). João pregava o arrependimento, a mudança de vida, o abandono do pecado para fazer a vontade de Deus. O preparo que o João pregava era um preparo do coração, preparo que muitos, até hoje, não conseguem fazer. Afinal, uma das coisas mais difíceis de fazer é reconhecer os próprios erros.

Não existe mudança verdadeira enquanto não houver arrependimento. Arrependimento, literalmente, significa mudar de direção, mudar o rumo da vida, e uma das melhores ajudas que temos para mudar o rumo da nossa vida é a que vem pela fé em Cristo Jesus. Ele pode nos conscientizar dos nossos erros diante de Deus e nos dar todas as condições necessárias para mudarmos nossos pensamentos e atitudes. Pela ação do seu Espírito Santo, Deus vem arrumar o “arraial do nosso coração” para que ele faça a maior de todas as festas: a festa do amor, do perdão, da paz, do consolo, da esperança que traz alegrias em todos os momentos da vida ao lado de Jesus.

Que a maior festa junina seja aquela que acontece todos os dias dentro de nós, no arraial do coração, onde Cristo é quem conduz a quadrilha da nossa vida para sempre amarmos a Deus e ao nosso próximo. Amém.

Capelania São Mateus