21 - At 2.1-21 - 05-6-19 - Pentecostes

No próximo Domingo é dia de Pentecostes. Pentecostes, literalmente, significa “50º dia”, ou seja, 50 dias após a Páscoa. É uma festa antiga, celebrada desde o Antigo Testamento, onde as pessoas iam até Jerusalém para agradecer a Deus pelo início das colheitas (Lv 23.15-16, Nm 28.26). Porém, assim como a Páscoa, seu sentido mudou no Novo Testamento.

Depois da ressurreição de Jesus, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos em Jerusalém, conforme At 2.1-21. O resultado prático disso foi que, ao final do dia, por volta de 3000 pessoas foram batizadas, dando assim início a igreja cristã.

Depois do Pentecostes o crescimento do cristianismo foi enorme. Muitos que estavam em Jerusalém eram de outras regiões e ao regressarem para sua terra levaram consigo o que aprenderam com os apóstolos. O sucesso foi tão grande que, até hoje, quase 2000 anos depois, a igreja cristã ainda existe. Todo nosso estilo de vida, cultura, valores e fé cristã se deve a influência que os cristãos tiveram no mundo ao longo dos séculos. Nossa Escola, São Mateus, é fruto do trabalho da igreja cristã.

Por isso, Pentecostes não é só uma data que poucos sabem seu significado. Pentecostes é o nascimento da igreja e de um novo mundo pela ação do Espírito Santo. Eu e você fazemos parte desse novo mundo, e a cada dia, somos sempre convidados a agradecer a Deus pela sua colheita de amor, que em Cristo nos “colheu” para sermos seus filhos.