27 - Patria amada Brasil

Pátria Amada, Brasil

 

            Dizem que o brasileiro só tem orgulho do seu país na Copa do Mundo. Se isso é verdade, eu não sei, mas é compreensível que se pense assim, visto que enfrentamos muitos problemas sociais, econômicos e políticos que, por vezes, nos deixam tristes e envergonhados de ser brasileiros. Por outro lado, o que o nosso país precisaria ter para que sempre tivéssemos orgulho dele?

            Talvez, a questão não esteja em nossos problemas, no governo ou necessidades mais básicas. Pode ser que o problema esteja em como nos enxergamos. Aprendemos na história que os portugueses chegaram aqui escravizando índios, tomando suas terras, criando um sentimento de que esse chão não é nosso, pois, de alguma forma, não deveríamos estar aqui. Tem até aqueles que dizem que deveríamos devolver o Brasil para os índios e pedir desculpas pelo que somos hoje.

            Mas se olharmos a história da colonização de outros países, veremos que o que aconteceu aqui não é muito diferente do que aconteceu em outros lugares. Até mesmo a formação do povo de Israel foi assim. Após o êxodo, o povo entrou em Canaã tomando a cidade de Jericó, derrubando suas muralhas. E assim foi, de cidade a cidade, povoado em povoado até Israel ser uma nação grande e independente. Um povo que se orgulha da sua história, das suas lutas e da sua terra, que, para eles, é Terra Santa.

            Tal sentimento não vem o que a terra oferece de bom, nem da ausência de problemas, muito pelo contrário. Eles amam sua terra porque a veem como um presente de Deus, como uma bênção. Por isso que Davi diz no Salmo 33.12: “Feliz a nação que tem o Senhor como o seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele!

            Nosso país não é perfeito e nunca será. Não existe lugar perfeito. Mas temos uma natureza abundante, um povo trabalhador e alegre e foi aqui que Deus nos colocou para viver. Que aprendamos a ver o nosso Brasil como uma bênção, presente de Deus para nós, independente de nossa história. Um chão que nos alimenta, nos abriga, nos sustenta, onde podemos sempre agradecer a Deus pela nossa vida, pelo seu amor revelado em Jesus e por tudo mais que ele nos dá, aqui, na Pátria amada, Brasil – nossa Terra Santa. Amém.

Capelania São Mateus