OPORTUNIDADE DE APRENDER


Pv 4.13 - 17-10-18

Em Provérbios temos vários conselhos práticos para a vida. No capítulo 4, Salomão lembra dos tempos de sua infância, quando ouvia os conselhos preciosos do se pai, o Rei Davi, que lhe dizia: “Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá” (Pv 4.4).

Aprender, adquirir conhecimento é algo muito importante, seja em casa ou na escola. Ninguém deveria desprezar as oportunidades que tem de aprender. Hoje, com as facilidades da internet, os saberes estão a poucos “clicks”. O mundo está na palma da mão. Contraditoriamente, vemos que cada vez menos as pessoas parecem querer aprender. Poucos são aqueles que tem prazer nos estudos e se dedicam em adquirir conhecimento.

O mundo oferece muitas coisas que parecem mais interessantes que os estudos. Todo tipo de diversões e distrações que estão aí para ocupar o nosso precioso tempo. Gostamos de fazer aquilo que nos dá mais prazer, mais alegria e fazem nos sentirmos bem. Não está errado querer se divertir. Mas do que adianta curtir todos os prazeres da vida e depois perceber que não se aprendeu absolutamente nada de produtivo com isso?

O tempo não volta atrás. Aproveite hoje todas as oportunidades que você tiver de aprender. Você pode até aprender algo que nunca vai precisar usar em sua vida, mas é melhor saber algo e não precisar do que precisar e não saber.

Tudo que você tem pode ser tirado de você. Seus amigos, suas coisas e até a sua saúde e habilidades, mas ninguém pode tirar de você aquilo que você aprendeu. Não é por acaso que Salomão, o homem mais sábio que já existiu, disse: “Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem” – Provérbios 4.13.

Pastor André Silva

capelania@saomateus.g12.br