26 - At 11.26 - 17-7-19

Uma escola cristã é uma escola que tem valores cristãos, porém isso não nos diz muita coisa. Então, para chegarmos à resposta, vamos entender primeiro o que é ser um cristão. Em At 11.26 temos o primeiro registro bíblico em que os seguidores de Jesus são chamados de cristãos em Antioquia. Pelo seu modo de agir eles foram comparados a Cristo, por isso o nome “cristãos”. Diante disso podemos dizer que ser um cristão é ser alguém que tem uma vida semelhante a Cristo, ou seja, uma vida que resplandece o amor a Deus e o amor ao próximo em todas as situações.

Algumas passagens bíblicas apontam para sermos imitadores de Cristo (1 Co 11.1; Ef 5.1; Lv 11.44…). Ser um imitador de Cristo é muito diferente do que ser um frequentador de igreja. Ser semelhante a Cristo é agir com fé e amor nas mais variadas situações da vida, principalmente nas adversidades.

Cristãos são aqueles que aprendem com Cristo a ver as pessoas com outros olhos, ver além da aparência, dos erros e dos rótulos. Quando Cristo encontrava alguém pelo caminho ele olhava para dentro do seu coração. Para aqueles que viviam diante da dor e sofrimento ele estendia a mão do amor e do perdão, principalmente para os chamados “de má fama”. Para os incapazes de entender a dor dos outros Jesus apontava o dedo e mostrava a necessidade do arrependimento, geralmente para os frequentadores de igreja de seu tempo. É claro que não vamos conseguir ser iguais a Cristo, pois somos falhos e pecadores. Mas isso não significa que não devemos tentar. Buscar isso é uma obrigação moral de todo o cristão, não por medo do juízo ou inferno, mas em resposta ao amor incondicional que Jesus demonstrou para todos na cruz, perdoando nossos pecados, nos dando um amor que não merecemos.

Por todo amor recebido de Deus em Cristo, não temos escolha a não ser amar. Em 1 Jo 4.10 diz: “E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.” E depois em 1 Jo 4.19 diz: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” Podemos então resumir tudo isso dizendo apenas que ser cristão é amar: receber o amor de Deus em Cristo e passar esse amor adiante por meio de nossas atitudes, para aqueles que Deus coloca em nosso caminho.

Agora ficou fácil saber o que é uma escola cristã. Muito mais do que ser ligada a uma denominação religiosa ou ter uma cruz na fachada, ser uma escola cristã é ser um lugar onde os alunos, professores, pais, colaboradores e toda comunidade possam sentir e viver o amor de Cristo. Esse é o maior valor, que como escola cristã luterana, nós da São Mateus, temos para levar a todos.

Sabemos que não somos perfeitos, por isso pedimos a Deus para que nos ajude a amar a todos como ele nos amou, para assim, sermos cada vez mais, uma escola semelhante a Cristo. Amém.

Pastor André Silva

capelania@saomateus.g12.br