25 - Novo normal

Novo Normal

 

            Podem acontecer situações na vida que nos obrigam a recomeçar. Uma mudança de cidade, o fim de um relacionamento, um acontecimento inesperado, situação de saúde, enfim, algo que nos obriga a repensar nossos planos e nos faz começar tudo de novo. Quem sabe, este ano seja um desses momentos onde estamos nos vendo nessa situação, onde precisamos repensar e recomeçar muitas coisas em nossa vida.

            Ninguém esperava por uma situação dessas. Ninguém estava preparado. Rotinas diárias, trabalho, estudo, comemorações, praticamente tudo mudou, até a ida a igreja e aquele passeio do final de semana. Já há quem diga que temos um “novo normal”, ou seja, uma nova situação onde temos que aprender a nos adaptar a ela – um recomeço.

            Mas a história nos mostra que, sempre depois de um recomeço, vem um “novo normal”. A vida segue até que outra coisa novamente nos obrigue a recomeçar. Como aconteceu várias vezes com o povo de Israel, como ilustrado no belo Salmo 126.

            Este salmo lembra o momento em que o povo voltou para sua terra após o exílio. Um momento épico, onde eles teriam que recomeçar. Um recomeço difícil, pois tudo havia sido destruído. Teriam que reconstruir suas casas, cidades, lavouras. Uma reconstrução feita entre lágrimas, na certeza de, depois, viria a alegria das colheitas e da fartura, onde a vida voltaria ao normal, um “novo normal”.

            Mesmo em meio a grandes dificuldades, o povo canta: “De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” Pode ser que hoje a situação esteja difícil, mas com fé em Deus, cofiando no seu amor e misericórdia revelado em Jesus, certamente poderemos dizer como os Israelitas quando nos acostumarmos ao “novo normal”, que “o SENHOR fez grandes coisas por nós”. Nunca perca a esperança. Nunca perca a fé. Pense nisso. Amém.

Capelania São Mateus