34 - Muita calma nessa alma

Muita calma nessa “alma”

 

Não está fácil para ninguém. Este ano tem sido marcado pela doença, incertezas, angústias, isolamento, aflições, luto, medo… enfim, são tantas coisas que acontecem que nem dá pra descrever. Parece que o desejo de todos é que esse ano termine logo, na esperança que 2021 seja melhor. Quando enfrentamos momentos difíceis, temos pressa. Queremos que tudo se resolva o mais rápido possível. Mas é preciso ter muita calma nessa hora, ou melhor, muito calma em sua alma.

Sim, é preciso ter calma, paciência na alma, no coração. A história nos ensina que o mundo já enfrentou situações de epidemias muito piores. Na idade média as pessoas enfrentavam epidemias a cada 20 anos e não haviam vacinas, antibióticos, exames – nada. A história também nos ensina que desespero e medo não ajudam em nada, pelo contrário, só pioram tudo.

Diante das dificuldades é preciso ter calma. Com calma é possível pensar, analisar os fatos e entender o que realmente se precisa fazer. A calma nos dá tempo para o discernimento, para que, em meio a tantas informações, saibamos quais são realmente úteis, até porque, discutir sobre tratamentos e vacinas que nem existem ainda, só serve para tirar a paz de nosso coração.

Por mais que seja difícil ter paciência em meio aos nossos problemas, este é o único caminho. O apóstolo Paulo entendeu isso muito bem em sua vida. Em Romanos 5.3-4, ele disse: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.

Paulo entendeu que diante dos sofrimentos é possível até ter alegria, não uma alegria qualquer, mas a alegria que vem em se estar com Deus. Um Deus que, diante das dificuldades, quer deixar nosso coração em paz para que tenhamos calma e paciência ao enfrentarmos os momentos difíceis da vida. Não é fácil, mas com Deus ao nosso lado sempre podemos ter muita calma em nossa alma.

Tenha calma, tenha paciência, tenha fé. Amém.

Capelania São Mateus