13 - Mt 15.19 - 27-3-19

Essa semana os alunos da Escola Raul Brasil, em Suzano-SP, onde aconteceu o atentado no último dia 13, voltaram as aulas ainda tentando achar explicações plausíveis para entender o que leva duas pessoas a entrar armados em uma escola atirando em quem encontram pela frente. Alguns dizem que a culpa são os jogos eletrônicos, cada vez mais violentos. Será?

Não sei se tais jogos podem incentivar a violência, mas sei que mesmo muito tempo antes de existirem esses jogos já existia a maldade no mundo.  Na bíblia, em Mateus 15.19, Jesus diz: “Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias”.

Para Deus, toda a maldade vem de dentro do coração humano. Jogos e filmes violentos fazem sucesso porque o coração mal e pecador gosta da violência. O mesmo vale para programas e revistas de fofocas, para imoralidade e adultérios nas tramas de novelas, etc. O que é mau chama a nossa atenção porque o mal vem do nosso coração.

Se do coração humano vem o mal, do coração de Deus vem tudo que é bom. Ele nos ama e por isso mandou Jesus ao mundo para morrer na cruz por nós justamente porque somos maus e não conseguimos viver conforme sua vontade.

Por causa de Jesus podemos viver uma nova vida, com um novo coração, com o amor e a bondade que vem de Deus, que nos leva a deixar o mal de lado para amar ao nosso semelhante assim como Jesus nos amou, pois se as pessoas amarem umas as outras, tragédias como a de Suzano, nunca mais vão se repetir.

“Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” (Sl 51.10).

Pastor André Silva

capelania@saomateus.g12.br