09 - Dia das Mães

Mãe e Filho, Cuidado e Amor

 

          O “Dia das Mães” é uma data muito significativa justamente pela ligação especial que existe entre mãe e filho. Digo filho, no singular, porque, mesmo que uma mãe tenha vários filhos, sua ligação com cada um deles, e deles com ela, é única. Uma ligação forte que vai além daquilo que pode ser expresso pelos singelos presentes do segundo domingo de maio, pois é feita no cuidado e no amor.

          Dizem, com razão, que mãe é “quem cria”, pois é no criar que está presente todo o cuidado e o amor que uma mãe tem a dedicar ao seu filho durante toda a sua vida. Por outro lado, a recíproca também é verdadeira, pois filho é quem ama e cuida de sua mãe, por toda a sua vida. Um dos melhores exemplos disso encontramos em Jesus e sua mãe.

          Maria cuidou e amou a Jesus sempre. Desde o dia do seu encontro com o anjo Gabriel, ela foi a melhor mãe que pode ser para seu filho tão especial. Alegria e sofrimento a acompanharam. Sua gravidez quase custou seu casamento. Seu filho nasce em condições insalubres. Precisa fugir para o Egito, abandonando tudo e todos para salvar Jesus da ira de Herodes. Depois, o acompanhou durante todo seu ministério, do seu primeiro milagre até o seu último suspiro na cruz.

          Por outro lado, Jesus foi o melhor filho que ela poderia ter. Ele a honrou com primazia. Cuidou dela e de seus irmãos. E mesmo quando estava na cruz se preocupou em prover um tutor para cuidá-la até o fim de sua vida, como está registrado em João 19.26-27: “Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: —Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: —Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.

          Mãe e filho é cuidado e amor. Maria, amou e cuidou de Jesus, seu filho, e Jesus cuidou e amou Maria, sua mãe. Que esse seja o melhor exemplo para todos nós nesse Dia das Mães, para nos fazer entender que tudo que mães e filhos mais precisam é cuidado e amor, pois é isso que faz a vida valer a pena e leva a superar todo sofrimento. Feliz Dia das Mães.

Capelania São Mateus