03 - Qual é o lugar de Jesus

Jesus, Carnaval e Quaresma:

Qual é o Lugar de Jesus?

 

Pode parecer algo sem muita relevância refletir sobre qual é o lugar de Jesus até o vermos sendo colocado no carnaval, ou em um vídeo patético de humor no natal ou no meio de discursos e slogans políticos. Então temos a polêmica levantada aonde uns criticam e outros defendem. Porém, a pergunta é: qual é mesmo o lugar de Jesus?

Já tentaram colocar Jesus em muitos lugares ao longo da história. Quando Jesus veio ao mundo, o povo, que o esperava ansiosamente, não o aceitou – não era o libertador que queriam. Desde o domínio assírio e babilônico os hebreus esperavam um novo rei como Davi, que libertaria Israel dos inimigos e o faria uma nação forte, independente e unificada. Mas esse não era o lugar de Jesus.

Quando questionado sobre se era justo pagar impostos aos romanos em Mt 22.15-21, Jesus responde: “Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus”, mostrando assim que política e religião são dois universos diferentes e que não devem ser misturados.

Toda tentativa de colocar Jesus como apoiador de ideologias políticas, defensor de minorias e outras causas fracassa em apenas poucas páginas da Bíblia. Jesus andava com pobres e ricos, com humildes e poderosos, entre homens e mulheres, héteros e gays, brancos e negros, adultos e crianças… Jesus andava com todos e se importava com todos (Rm 2.11). Jesus pregava o amor, mas não apoiava o erro de ninguém; dizia a verdade, quer gostem ou não.

Jesus é justo e morreu injustamente na cruz por amor a todos, sem distinção. Seu lugar não é na política, no carnaval, no humor… Seu lugar é no coração do pecador, daquele que entende que precisa de sua ajuda, do seu perdão, do seu ensino, de sua orientação que vem pela sua Palavra. Que a Quaresma, que começa hoje, seja tempo oportuno para que se possa entender qual é o verdadeiro lugar de Jesus. Pense nisso!!!

 

Pastor André

Capelania São Mateus.