III Concurso de Desenho e Pintura


des e pint
“Um papel em branco oferece um mundo de possibilidades.”

Pelo terceiro ano consecutivo, acontece na Escola São Mateus o “Concurso de Desenho e Pintura”, promovido pela disciplina de Arte. Neste ano, com o tema da campanha anual da escola “Faça da paz a sua realidade – Procure viver em paz com todos”. Participam alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do 1º ano do Ensino Médio, sendo optativa a participação aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

O concurso tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre o tema da campanha e estimular o processo criativo individual, possibilitando a expressão de sentimentos e ideias através da linguagem plástica. O processo criativo em arte tem papel fundamental na formação do aluno, uma vez que possibilita uma visão mais sensível e inovadora perante o mundo e as situações do dia a dia, fazendo com que seja possível desenvolver novas habilidades, maior flexibilidade e adaptação as circunstâncias, auxiliando também na resolução de problemas. Ao criar, o aluno integra suas vivências, ou seja, tudo que aprendeu até o momento, suas percepções, suas verdades e seus desejos.

Professora Letícia Land – Arte

REGULAMENTO 2018

CAPÍTULO I – DO OBJETO

Art. 1º – A Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus, com a finalidade de incentivar a participação e divulgação da campanha “Faça da paz a sua realidade. Procure viver em paz com todos!” por seus alunos, lança o Concurso Escolar de Desenho e Pintura inspirado nesse tema.

CAPÍTULO II – TEMA

Art. 2º – Os trabalhos devem abordar o tema “Faça da paz a sua realidade. Procure viver em paz com todos!”.

CAPÍTULO III – DA PARTICIPAÇÃO

Art. 3º – Todos os alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, devem participar, pois será avaliativo para a disciplina de Arte. A participação dos alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio é opcional.

CAPÍTULO IV – DAS ESPECIFICAÇÕES

Art. 4º – Os trabalhos plásticos devem apresentar as seguintes especificações técnicas:

I – Folha em formato A3, 42cm x 29,7cm, tipo Desenho.

II – Deverá ser inédito, não podendo ser cópia de trabalho já existente.

III – O trabalho deve ser apresentado em:

 – desenho, sendo colorido com lápis de cor;

 – pintura, sendo apresentado em aquarela ou tinta;

Art. 5º – O trabalho pode conter detalhes em canetinha hidrocor e colagens.

Art. 6º – O trabalho não deve ser dobrado ou entregue amassado.

 

CAPÍTULO VI – DOS PRAZOS

Art. 7º – Todos os trabalhos devem ser entregues na coordenação da Escola Luterana São Mateus até às 17 horas do dia 09 de julho de 2018.

CAPÍTULO VII – DA AVALIAÇÃO

Art. 8º – A avaliação dos trabalhos será feita por um júri constituído pela professora Letícia Land e mais dois professores convidados. A decisão do júri é soberana.

Art. 9º – A comissão julgadora avaliará os trabalhos e elegerá o 1º, 2º e 3º lugar, sob os seguintes critérios de avaliação:

I – Adequação ao tema;

II – Criatividade;

III – Originalidade;

IV – Capricho e empenho;

V – Estética;

VI – Qualidade informativa.

CAPÍTULO IX – DOS RESULTADOS

Art. 10º – Os resultados do concurso serão comunicados por meio da equipe diretiva da escola, no dia 13 de julho de 2018.

CAPÍTULO X – DA PREMIAÇÃO

Art. 11º – A solenidade de entrega dos prêmios será realizada pela equipe diretiva no dia 13 de julho de 2018.

Art. 12º – A solenidade de entrega dos prêmios será realizada na quadra da escola juntamente com a divulgação dos resultados da Multifeira 2018.

Art. 13º – Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar.

I – Será atribuído um prêmio a cada classificado. Os prêmios serão definidos pela equipe diretiva.