29 - Felizes

Felizes são vocês quando…

 

      Uma das maiores características de nossos tempos é a busca pela felicidade. Todos querem ser felizes, e para isso se empenham em busca de seus sonhos na esperança de que, quando os alcançarem, encontrarão a felicidade. Uma busca importante, pois ter objetivos é fundamental. Por outro lado, pode ser algo extremamente perigoso quando tais objetivos são irreais, ou, por algum motivo, não podem mais ser alcançados.

      A questão é: o que você precisa para ser feliz em sua vida? Realizar seus sonhos? Concretizar seus planos? Ter sucesso no que você faz ou quer fazer? Cada pessoa terá uma resposta diferente de acordo com a sua personalidade, necessidades e desejos. A ideia comum é que ninguém conseguirá ser feliz enfrentando necessidades, sofrimentos e todo tipo de dificuldades na vida.

     Mas quem é feliz? Felizes são os pobres, os que choram, os humildes, os que tem fome e sede, os que sofrem perseguições. Parece completamente contraditório dizer isso, mas essas são palavras de Jesus em Mateus 5.3-11. Uma ideia muito diferente do conceito de felicidade atual. Para Jesus, a felicidade não é algo que vem das conquistas pessoais, nem dos sonhos, desejos ou satisfação das necessidades pessoais. Ser feliz é resultado de uma vida junto a Deus.

     Quando se está junto a Deus, mesmo na miséria, na dor, na fome e sede, nas perseguições e injustiças da vida, sempre é possível ter esperança de que um dia tudo isso vai mudar. Com Deus, sempre é possível encontrar o ombro amigo que escuta suas dores, medos e tristezas. Um Deus que te entende, te ama, não te abandona e sempre te ajuda a nunca abaixar a cabeça e desistir, pois ele está contigo e mostrou o quanto te ama enviando seu filho a cruz para te salvar do pecado e te dar esperanças que vão muito além desta vida.

     Feliz não é quem realiza seus sonhos ou não tem problemas. Feliz é você que crê e encontra em Deus a razão para seguir e ter esperanças, mesmo diante das dores e frustrações da vida. Feliz é você que sabe e acredita que já tem tudo o que precisa, pois o “tudo” é apenas estar nos braços de Jesus. Que assim seja. Amém.

Capelania São Mateus