Costumamos dizer que a família é a base de uma sociedade. Porém, parece que a vida moderna tem esquecido disso, tanto que hoje é difícil definir o que é ser família. Não se admite mais padrões familiares como no passado e o resultado é que muitos não sabem mais qual é o seu papel no lar, criando filhos que não entendem o que é respeito, autoridade, disciplina, ou seja, os valores mais básicos da vida.

Na ânsia de proporcionar um futuro os pais trabalham muito, não tendo tempo para conviver mais próximos dos filhos. Dão a eles o que não tiveram na sua infância e não conseguem oferecer o mais importante: a si mesmo.

As maiores riquezas que existem não estão naquilo que se compra, mas naqueles que Deus coloca em nosso caminho, em especial, os filhos. Filhos que irão amar seus pais não pelos presentes que receberam, mas pelos valores que aprenderam. E nesse sentido, o melhor exemplo está em Deus, nosso Pai celestial.

Quando olhamos para Deus e dizemos “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”, é porque sabemos que dele vem a nossa força para os desafios da vida. Sabemos que em seus braços temos sempre o aconchego que precisamos e por isso pedimos “venha o teu reino”. Fazer a vontade de Deus pode não ser muito simples, mas com fé a podemos fazer com amor “assim na terra como no céu”.

Deus não nos dá tudo que queremos, mas não deixa faltar o que necessitamos para que sempre termos “o pão nosso de cada dia” em nossa mesa. E quando erramos, podemos confiar e recorrer ao nosso bom Pai dizendo: “perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós também perdoamos aos nossos devedores”.

Deus nos protege para que “não cairmos em tentação” e sempre “livra-nos do mal”. Ele é um Pai sempre presente. Tudo que somos e temos vem de suas mãos, pois “o reino, o poder e a glória, para sempre” é de dele, nosso Pai Celeste, que nos fez herdeiros do céu por meio da fé em Jesus.

Olhando para Deus, não há como não amar um Pai assim. Ele nos dá mais do que merecemos. Nos ensina, corrige, orienta, consola, fortalece, perdoa, ama. Deu até a vida de Cristo por nós. Que Deus Pai seja sempre o melhor exemplo e que dele venha a força e tudo que precisamos para sermos bons pais e bons filhos, para que as palavras mais importantes a ser ditas e ouvidas nesse dia dos pais sejam: Eu te amo Pai.

Feliz Dia dos Pais. Amém.

Pastor André Silva

capelania@saomateus.g12.br