14 - Esvazie-se

Esvazie-se

 

            Certa vez, Martinho Lutero, reformador da igreja do Séc. XVI, disse: “Deus cria a partir do nada. Portanto, enquanto um homem não for nada, Deus nada poderá fazer com ele.” Essa frase tem uns 500 anos e parece que ainda não foi entendida, pois vivemos na época em que as pessoas estão cada vez mais “cheias de si mesmas”, com sua razão, sua verdade, sua ciência e não há mais espaço para o diálogo – nem para Deus.

            Seja nas redes sociais, na TV, jornais, vídeos e sites na internet, o importante não são mais os fatos, mas sim, aquilo que se pensa sobre os fatos. Opinião tomou o lugar da razão e todos querem dar sua opinião, esteja ela minimamente fundamentada ou não. O resultado, amizades são desfeitas, famílias divididas e qualquer conversa à toa pode se tornar um universo de ofensas de uma hora para outra.

            O problema por trás dessa triste realidade é que ninguém quer se sentir inferior ao outro. Todos querem ter respostas, opinião, razão, mostrar do que são capazes. Na contramão desse pensamento, temos o apóstolo Paulo, que em Filipenses 2.3, diz: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos.

            Ter humildade é uma das coisas mais difíceis que existem. Exige que a pessoa se esvazie de si mesma para ver os outros em posição superior. Somente assim, se pode crescer em virtude e conhecimento, pois se absorve dos outros o que eles têm de melhor. E quando se tem fé em Deus, se pode entender que é Ele quem está agindo por meio das outras pessoas para ensinar, moldar, corrigir, aperfeiçoar seus filhos.

            Afinal, Deus mesmo fez isso quando enviou Jesus para servir a todos em amor até a cruz, sendo o melhor exemplo de amor ao próximo, do fazer sem interesses próprios ou segundas intenções. Afinal, amor sincero exige a humildade de considerar o outro superior a si mesmo.

            Ao invés de se encher de si mesmo e sempre querer ter razão e opinião para tudo, aprenda a se esvaziar de todo seu orgulho, medos, anseios e vaidades até se tornar um nada. Quando isso acontecer, você, além de crescer, verá que existe um Deus, que te ama, te salva, ajuda… que é tudo que você precisa. Pense nisso. Amém.

Capelania São Mateus