Estar em paz


Imagens-de-DESTAQUE-só-existe-deitada-103

Estar em paz é a eterna busca do ser humano. Viver em harmonia, sentir-se feliz e aceito e, acima de tudo, aceitar as pessoas como são, entender o outro, respeitar as diferenças, focar nas virtudes de cada um. Fácil? Nem sempre! Vivemos numa eterna luta contra nossos preconceitos e nossa prepotência. É difícil valorizar o outro e admitir que, muitas vezes, as nossas convicções não são a única alternativa correta. É difícil sair de si e colocar-se no lugar do outro. Mas, a construção da paz passa por este processo.

A paz é um estado de espírito que se propaga aos poucos, a partir de pequenas atitudes, baseadas em uma postura equilibrada e na consciência de que somos seres em construção e não existe uma única verdade. Existe sim, a necessidade de nos conectarmos com o mundo e entender nossas limitações. Entender que somos parte de um todo e que podemos fazer a diferença contagiando os outros com bons sentimentos. A paz precisa ser semeada todos os dias.

É fundamental que deixemos de desejar que a paz aconteça a partir das atitudes dos outros. A paz é uma conquista interna de cada um, que depois de entendida e vivida, se propaga naturalmente aos que estão ao nosso redor. A paz é reação em cadeia. Cada intenção, cada olhar, cada sorriso é uma esperança de um mundo mais doce e mais feliz. Sim, é possível que o mundo encontre o caminho da paz. A jornada começa dentro de nós mesmos. O caminho é de dentro para fora. E vale a pena descobri-lo!

Professora Nana Bernardes

Literatura – Ensino Médio