14 - Mt 18.15 - 04-4-19

Entre tantos ensinos que a Bíblia nos traz, o perdão é um dos mais evidentes. Muitas passagens falam sobre a necessidade de sabermos perdoar quem peca contra nós, assim como somos perdoados por Deus. Isso é tão importante que está na oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensinou.

Em Mateus 18.15, Jesus ensina como devemos agir quando alguém peca contra nós. O conselho é claro: “Vá e mostre-lhe o seu erro… em particular”. Jesus não diz que é pra sair falando pra todo mundo, pra postar no Facebook ou compartilhar no WhatsApp. Isso é algo que precisa ser tratado entre você e quem o magoou. Mas se a pessoa não te ouvir, ai Jesus mostra que a tratativa muda…

Há situações em que a pessoa que fez algo ruim contra você nem sabe o que fez. Ela não tem como adivinhar o que você gosta ou não, o que lhe fere, magoa ou não. Por isso, quando isso acontecer, ao invés de guardar mágoas e sair falando mal dos outros para todo mundo, o melhor a fazer é ir conversar com pessoalmente, dizer de seus sentimentos e resolver ali a situação. Diz Jesus: “Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão”.

Jesus sempre quer o nosso bem e sabe o que é o melhor para nós. Ele mesmo deu sua vida na cruz para nos mostrar que o amor não tem limites e que poder perdoar é um dos mais nobres gestos de amor que se pode ter. Por isso Jesus nos convida a sempre confessar nossos pecados a Deus, na certeza de que ele nos perdoa e nos ensina a perdoarmos uns aos outros.

Não é fácil pedir perdão. Não é fácil perdoar. Deus quer nos ajudar nesse processo. Procure conversar e buscar o entendimento, esse é o primeiro passo e, possivelmente, o melhor caminho. Pense nisso…