É Tempo de Carnaval


 

Estamos na época do carnaval. Uns gostam, outros não, mas o carnaval está aí, ano após anos. Se alegrar e divertir não é errado diante de Deus. A Bíblia tem muitas passagens que comprovam isso. O primeiro milagre de Jesus foi numa festa de casamento, transformando a água em vinho (João 2.1-11) e Salomão diz em Eclesiastes 3.12 “que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder”.

Deus gosta de alegria e diversão, porém, ele não nos isenta de nossas responsabilidades. E isso não é para nos limitar, pelo contrário, é justamente para que possamos nos divertir mesmo. Quando somos irresponsáveis nossa alegria pode rapidamente se transformar em muitos problemas bem sem graça, tanto para nós como para os outros – e problemas não combinam com alegria.

No carnaval, como em muitas outras festividades, não podemos perder o controle de quem somos e do que fazemos para que a nossa alegria não se transforme em choro. Quando somos responsáveis diante de Deus, respeitando as leis, nossos limites e os Mandamentos, podemos até nos privar de certas “diversões”, mas nossa alegria vai durar muito mais do que os poucos dias do carnaval. Pense nisso!

Pastor André Silva

capelania@saomateus.g12.br