33 - Hb 13.16-17 - 16-10-19

Dia do Professor

Dia 15 de outubro é o dia do professor. Dia de lembrar e homenagear a todos aqueles que se dedicam a ensinar e preparar as futuras gerações para este mundo que Deus nos deu. O Professor é uma, se não a mais, importante de todas as profissões, contraditoriamente, uma das menos valorizadas. Se temos médicos, advogados, policiais, socorristas, enfermeiros, mecânicos, engenheiros… é porque existem os professores. Nenhum profissional existiria se não houvesse professores, por isso nem é preciso mencionar a importância que eles têm na nossa vida e na construção de nossa sociedade.

Em Hebreus 13.16-17, diz: “Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros… Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens… Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.”  O texto se refere a líderes da igreja, mas também podemos aplicar a todos que tem papel importante em nossa formação, como os professores.

Não adianta apenas cobrar das autoridades que invistam mais na educação e nos professores. É preciso começar por nós mesmos, entregando tarefas em dia, estudando com foco e dedicação, tendo disciplina e respeito em sala, pois, do contrário, nossos mestres farão se trabalho com “tristeza, e isso não ajudará em nada”. O conselho de Deus que muda tudo, seja em casa, na igreja ou na escola é bem simples: “Façam o bem… obedeçam seus líderes… eles farão seu trabalho com alegria.”

Professor motivado e valorizado é professor que tem o respeito e o carinho dos seus alunos. A mudança começa por você, “não deixe de fazer o bem” especialmente pelos seus professores.

Pastor André Silva

capelania@saomateus.g12.br