Cursos


ensino-infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica que corresponde a idade de 0 a 6 anos, onde a criança deverá ser vista como um ser histórico e social, ativo, receptivo, afetivo,cognitivo, emocional, inserido numa cultura e numa sociedade.

Assim, a Educação Infantil possui características próprias, que devem ser levadas em conta para entendermos os processos e os fatores pelos quais se dá o desenvolvimento infantil. Terá como finalidade:

a) permitir que a criança se aproprie do mundo, através das relações com os objetos, com as outras crianças e os adultos que com ele convivem;

b) permitir que cada criança expresse sua própria maneira de ver o mundo e interagir com ele;

c) priorizar a curiosidade, ludicidade, fantasia e imaginação em todas as formas e das infinitas possibilidades de expressão e linguagem;

d) possibilitar que, através do jogo, a criança brinque, respeite as regras e vivencie novas experiências;

e) atribuir ao desenho significado, usando-o como uma forma de representação de seus sentimentos e pensamentos;

f) fazer uso da fala como comunicação social, de interação entre as crianças sendo que esta deve ser entendida como a forma de representação social da linguagem;

g) conhecer a Palavra de Deus e compreender a importância desta no convívio diário.

 

 

O Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, terá por objetivo:

a) desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

b) compreender o ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

c) desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

d) fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

e) fazer o uso da Palavra de Deus como fonte e guia de fé para a vida do cristão.

 

EnsinoMédio

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

a) consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

b) dar base para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania do educando, continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

c) possibilitar ao educando uma formação ética para desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico;

d) compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;

e) fazer o uso da Palavra de Deus como fonte e guia de fé para a vida do cristão.

 

A Educação Bilíngue para Surdos tem por objetivo:

a) Assegurar pleno acesso às informações, em todas as áreas de conhecimento humano, através da sua própria língua, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais;

b) Oportunizar condições ao desenvolvimento pleno de suas capacidades intelectuais, como a espontaneidade, a imaginação, a observação, a percepção e o relacionamento social, inatas em todo o ser humano;

c) Promover a autoestima adotando medidas de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.