debut libras

Comunicação e expressão

Há quinze anos, no dia 24 de abril de 2002, foi criada a lei de libras, que tornou a Língua de Sinais Brasileira um meio de comunicação e expressão totalmente legal, tendo o surdo direito de se expressar em ambientes profissionais e de educação, como escolas e cursos profissionalizantes por exemplo. Esse foi um processo muito importante para a inclusão social em empresas e escolas no Brasil. Porém, ainda existem algumas controvérsias sobre esse assunto, e a questão é: A inclusão social totalitária, onde ouvintes e surdos estudam o mesmo conteúdo juntos em uma sala, com um mesmo professor seria eficaz para os mesmos?

No ano de 1993 foi fundada a APADA, no município de Sapiranga, Rio Grande do Sul. A APADA é uma Associação para deficientes auditivos, onde possui uma estrutura adequada para oferecer um ensino apropriado às pessoas com a deficiência. Esse local de aprendizagem é bilíngue, onde seu primeiro idioma é Libras e o segundo é o Português. O convívio com ouvintes se torna diário e de grande ajuda para os alunos tanto surdos, quanto ouvintes aprenderem o idioma uns dos outros, e então conseguirem socializar por meio de brincadeiras, esportes e até mesmo na hora de comprar os seus lanches no intervalo.Resultado de imagem para  libras

Em países como Estados Unidos e Canadá, a inclusão social já está muito mais à frente do que no Brasil. As áreas de segurança, educação e saúde já proporcionam um atendimento melhor à população surda de seu país, como por exemplo, em “drive thru” muito comum em restaurantes do gênero “fast food”, onde pessoas qualificadas para isso atendem aos deficientes auditivos.

Com base no que foi citado no texto, a inclusão social deve existir, porém ainda não em todos os lugares. Uma boa maneira de, no futuro todos profissionais conseguirem se expressar entre si, seria todas as instituições de educação proporcionarem como optativa a Língua de Sinais (de comunicação e expressão) Brasileira.

Texto produzido pelo aluno Lorenzo, turma 311, na disciplina de Português.