Capelania


Cidade de Deus

O cidadão da Cidade de Deus no Brasil carrega uma marca por uma série de fatores: violência alarmante; um dos menores IDH de toda cidade do Rio, falta de infraestrutura básica na comunidade. Nascer e crescer ali é ser privado de condições essenciais. Talvez Cidade de Deus fosse melhor chamada de Cidade dos Homens, pois foram os homens que a idealizaram num belo projeto que foi abandonado no meio do caminho. Trouxeram pessoas das diferentes favelas; sem dar acesso a saneamento básico, ruas, educação, saúde e lazer.

Mas a Cidade de Deus não foi abandonada por Deus. As pessoas ali também são amadas pelo Criador. E quis Deus, para ensinar a todos nós, fazer com que Rafaela Silva, cidadã da Cidade de Deus, obtivesse a primeira medalha de ouro pelo Brasil nestas Olimpíadas. Seu pai não queria que ela fosse contada entre os números da violência, a inscreveu num projeto social ligado ao judô que acontece na comunidade; e deu mais que certo.

Há esperança para os moradores da Cidade de Deus. Ela não é só feita de criminalidade e violência, ela também é feita de ouro, nas Olimpíadas e na vida. O meu desejo é que o nosso país fosse uma grande Cidade de Deus. Não em igualdade nos problemas, mas com a multiplicação das bênçãos de Deus, pois “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. Sem dúvida há muitos talentos “escondidos” nesta grande Cidade de Deus.

Aproveito para falar de outra esperança. A de um dia morar na Cidade de Deus que também é constituída por moradores de todas as tribos, povos e raças; a que “tem alicerces que não podem ser destruídos”. Contudo, lá não há violência, pelo contrário, todos vivem em perfeita paz. É o próprio Deus quem convida a entrar, e a porta é Cristo que garantiu nosso lugar pagando com sua morte e ressurreição.

Rafaela Silva, cidadã da Cidade de Deus. Pela graça de Deus, todos nós somos, e tenho a esperança de um dia morar na Cidade que Deus está preparando! E como pai, quero que meus filhos estejam lá junto comigo!

            Joelson R. Drehmer

(Pastor da IELB)

e-mail: joelsonrd@yahoo.com.br