14 - Ascensão - At 1.11

Hasta la vista… I’ll be back! (At 1.11)

 

Duas das frases mais marcantes do ator Arnold Schwarzenegger nos finais dos filmes da série “O Exterminador do futuro” são I’ll be Back! – eu voltarei, em português, e a expressão em espanhol, Hasta la vista, baby – algo como “até mais, querido”. Para quem conhece o filme, sabe que ele sempre volta do futuro para fazer o que foi programado, ou seja, exterminar, como o nome do filme sugere.

Essas expressões eternizadas por Hollywood, usadas com tom irônico, mostram que o fim, na verdade, não é assim, o fim mesmo. Nos filmes, o “exterminador” deixa sempre aberta a hipótese de que ele, em algum momento, pode voltar. Porém, muito mais impactante do que isso foram as palavras dos anjos em Atos 1.11: “Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.”

Jesus não é o exterminador do futuro do filme, mas também veio ao mundo para exterminar o pecado, o poder do diabo, a morte e todo mal. E fez isso, não dando tiros e explodindo coisas, mas entregando sua vida na cruz, morrendo em favor de toda a humanidade. Deu sua vida por você, para te salvar do pecado e te mostrar que Deus te ama e sempre está do seu lado, em todos os momentos.

Essa semana, dia 21/5, lembramos a dia da Ascensão, quando 40 dias após a Páscoa Jesus é levado aos céus diante dos seus discípulos, e prometeu: I’ll be back! Sim, Jesus subiu aos céus e voltará, em algum momento, em alguma hora. Jesus voltará para exterminar de vez todo o mal, para assim dar a todos que nele confiam, a paz do lar eterno.

Jesus voltou ao céu, mas deixou seu Espírito Santo junto de nós. A presença do seu Espírito Santo é a garantia de que nunca estamos sós, mesmo em meio a dúvidas e sofrimentos. Se estamos com Jesus e seu Espírito Santo, então estamos seguros, pois temos nosso exterminador que nos protege do pecado, da morte e do mal e nos promete que um dia estaremos juntos para sempre, pois a ascensão não foi um adeus, mas apenas um “hasta la vista, baby.” Amém.

Capelania São Mateus