Além do nosso entendimento


Nós gostamos de sintetizar e acomodar as coisas à nossa razão e capacidade de pensar. Mas é inegável que há muitos mistérios em nosso mundo e coisas difíceis (se não impossíveis) de entender. Quando o assunto é Deus então, parece que nossa compreensão é menor ainda. Deus se revela no simples e de forma simples, mas ao mesmo tempo tão paradoxal e complicada para nossa capacidade de compreensão. Contudo, especialmente em relação a Deus, temos que tomar cuidado para não trocar a verdade revelada por Deus pela verdade sintetizada e acomodada pelas pessoas – isto sempre leva a uma ideia errada de Deus.

Um dos ensinos mais paradoxais da cristandade é o ensino sobre a identidade de Deus: a Trindade. Deus é único – um só. Mas ao mesmo tempo, na sua Escritura se revela como Pai, Filho e Espírito Santo. Por isto, a partir das Escrituras e da experiência de vida se formulou o ensino que fala de três pessoas distintas (não separadas), um só Deus – a Trindade. Esta revelação está além do alcance de nossa compreensão.

Esta revelação de Deus pode nos dar a impressão que Ele está distante de nós. Mas esta revelação justamente mostra o contrário, Deus não é um ser impessoal, mas é um Deus pessoal. E Ele quer se relacionar conosco, quer que nós também sejamos um com Ele, assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um. Deus não é um Deus distante, mas sim um Deus presente que entende as nossas fraquezas e dificuldades que passamos enquanto pessoas. Um exemplo da ação prática de Deus em nossas vidas é a oração: o Espírito Santo em nós que nos move a orar, é Jesus que está do nosso lado nos ajudando e ouvindo e leva esta oração ao Pai, que nos atende.

Este Deus pode estar além de nossa compreensão, mas vem morar dentro do nosso coração. Este Deus para se fazer compreendido por nós e para mostrar o seu amor por nós (tamanho amor que não conseguimos compreender), Ele vem habitar nosso coração para nos fazer – não compreender – mas crer, confiar na salvação em Jesus.

Por isto, não insista em compreender, apenas reconheça que há coisas que estão além do alcance de nosso entendimento. Pare de duvidar e deposite sua esperança em Deus. Pois a vocês que confiam, “a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”! (Filipenses 4)

Joelson R. Drehmer

(Pastor da IELB)

e-mail: joelsonrd@yahoo.com.br